A era do trabalho híbrido: Dicas para facilitar essa transição na sua empresa

Durante o auge da pandemia, muitos setores adotaram a modalidade home office como modo de prevenir a contaminação do coronavírus, garantir a segurança da saúde de seus colaboradores e manter o funcionamento. Entretanto, já estão pensando em como realizar um retorno parcial às atividades presenciais.

Pela fácil adaptação dos colaboradores ao trabalho remoto e pelas diversas vantagens que apresentou para as empresas que o adotaram, a maioria está considerando fazer uma transição para o trabalho híbrido.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo completo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e facilitar essa transição na sua empresa. Confira!

O que é trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é um formato flexível, em que o colaborador pode exercer parte de suas atividades presencialmente e cumprir sua jornada de trabalho na estrutura física da empresa, e parte remotamente, em home office ou em locais como coworkings.

Assim, há a possibilidade de definir escalas dos colaboradores que atuarão presencialmente em dias alternados, por exemplo, dois dias nas dependências físicas da empresa e o restante em casa ou em qualquer outro lugar que julgarem adequado para desempenharem suas funções. E os critérios para definir as escalas devem ser estabelecidos de forma estratégica, para beneficiar tanto a equipe quanto a empresa.

As expectativas de crescimento em torno dessa modalidade de trabalho são muito positivas exatamente pelos vários benefícios que apresenta. Então, se você está pensando em aderir à era do trabalho híbrido, está no lugar certo! A seguir, listamos dicas para facilitar essa transição na sua empresa.

Diferenças do modelo presencial e do modelo home office

Para esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o trabalho híbrido, vamos compará-lo aos modelos presencial e home office:

  • No modelo presencial, o colaborador precisa cumprir sua jornada de trabalho dentro da estrutura física da empresa, com horários determinados de entrada e saída devidamente registrados, assim como horas extras. Além disso, toda a equipe trabalha presencialmente.
  • No modelo home office, o colaborador trabalha remotamente, não precisando se deslocar até a empresa e há, ainda, a possibilidade de decidir o melhor horário para exercer as suas atividades, desde que entregando resultados e respeitando o que foi acordado.

Prepare-se para o trabalho híbrido!

Fazer a transição para o trabalho híbrido de forma estratégica e planejada é essencial para obter bons resultados no processo e sucesso ao adotá-lo de forma definitiva. Por isso, listamos as melhores dicas para você aplicar na sua empresa!

Faça um planejamento para a transição

É nesse planejamento que você poderá identificar as reais necessidades da equipe e os pontos de atenção para viabilizar o trabalho remoto. Para isso, basta mapear os processos da sua empresa. Assim, conseguirá definir quais estratégias devem ser utilizadas e quais os recursos devem ser providenciados. Para a implementação, uma simples checklist pode auxiliar no processo, levando em consideração os seguintes aspectos:

  • Há a necessidade de presença de quais profissionais e em quais dias e horários?
  • Quais os equipamentos que a empresa disponibiliza aos colaboradores?
  • Há a necessidade de oferecer ajuda de custo?
  • Quais as atividades que precisam ser exercidas presencialmente e quais podem ser remotas?
  • Há a necessidade de treinamento?

E, por último, é necessário definir como será implementada essa transição na sua empresa, se de uma só vez ou gradualmente e, neste caso, quais os colaboradores ou setores que devem fazer parte de qual etapa da transição.

Providencie ferramentas adequadas ao trabalho remoto

Para que o sistema híbrido funcione, é preciso pensar nos equipamentos e recursos que serão utilizados e, portanto, devem ser disponibilizados. É necessário prover certas ferramentas, como sistemas de gestão, que serão acessados tanto presencialmente quanto remotamente. As soluções escolhidas devem favorecer a mobilidade.

Além disso, é preciso planejar como as tarefas serão organizadas e considerar utilizar armazenamento em nuvem, para garantir segurança dos dados e acesso de toda a equipe.

Foque na comunicação entre a equipe

Como as tarefas serão exercidas de forma independente e descentralizadas, é imprescindível garantir bons canais de comunicação entre os colaboradores para, inclusive, prover o trabalho em equipe e garantir bons resultados.

O ideal é centralizar a comunicação em uma única solução tecnológica e, de preferência, que ela ainda ofereça recursos como compartilhamento de arquivos e trabalho colaborativo.

Ofereça flexibilidade aos colaboradores

Um ponto de atenção no trabalho híbrido é a flexibilidade, isto é, permitir que os colaboradores cumpram sua jornada de trabalho quando não presencialmente em qualquer lugar, seja em casa (home office), escritório, coworkings, entre outras possibilidades.

Este conceito que oferece a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, com total flexibilidade, chama-se anywhere office, e tem se difundido com a mesma rapidez que o home office por conta da pandemia.

Esse modelo, que complementa o trabalho híbrido, oferece uma rotina mais saudável e bem-estar aos colaboradores, além de dar autonomia para que encontrem espaços agradáveis para desempenhar com mais motivação e maior desempenho suas funções.

As vantagens dos escritórios virtuais e compartilhados

Os coworkings, escritórios virtuais e compartilhados podem ter diferentes características, mas com aspectos em comum: oferecem infraestrutura adequada, ambiente agradável, com internet e demais tecnologias necessárias para o desempenho do trabalho e, ainda, com alguns recursos, comodidades e facilidades adicionais.

Se você precisa de ajuda para fazer a transição para o trabalho híbrido e precisa contar com um espaço que ofereça tudo isso e mais, conte conosco!

A Personal Office pode ser a solução que você procura! Oferecemos escritório virtual, sala fixa, endereço comercial e coworking, tudo para sua comodidade!